domingo, setembro 23, 2012

Rota do Carvão(Manteigas)

Percurso: Rota do carvão
Local: Manteigas, Serra da Estrela
Dia: Sábado, 22 de Setembro de 2012
Início: Sábado pelas 7:30
Fim: Perto das 15:00 de Sábado
Partida/Chegada: Manteigas
Distância: cerca de 25 km
Nível de dificuldade: Moderado, mas a parte inicial muito dura
Circular: Sim
Desníveis: acentuados, quer em subida, quer em descida
Subida acumulada: 1141 metros
Altitude mínima: 838 metros
Altitude máxima: 1758 metros
Sinalização: Não é do melhor. Muitas das vezes guiávamo-nos por umas pedrinhas que estão colocadas ao longo do percurso e que servem de orientação. É preciso ter cuidado pois por diversas vezes se cruzam percursos, o que pode levar a enganos
Limpeza do trilho: Boa
Exposição solar: Após as Penhas douradas é alta Pontos de água: Poucos
Pontos de Interesse: Paisagem, Manteigas, Observatório meteorológico das P. Douradas, Penhas Douradas, Casa da Fraga, Vale das Éguas, Vale do Rossim, Nave da Mestra, vista do Vale Galciar do Zêzere A Rota do Carvão conta parte da história de Manteigas, relacionada com a pastorícia, o centeio e a floresta.Na parte alta do percurso aproveitavam-se os pastos para o gado, mas também aí era produzido o carvão, através da queima da raiz da urze.
 
O percurso começa em Manteigas e tem uma subida complicada até às Penhas Douradas.São 5,5 kms com uma inclinação média de 12.5%, sendo que a fase inicial é mais dura. Tinha muitas rampas de 40%. Esta zona é feita através de zonas de arvoredo. Chega-se ao Observatório do Instituto de Meteorologia, já nas Penhas Douras. 1 km depois temos a Fraga da Cruz. Segue-se percurso para Vale das Éguas e somos contemplado pela vista para o fabuloso Vale do Rossim.
Vale do Rossim
Após o Vale do Rossim podem ver-se variadas formações rochosas, um marco geodésico no Curral dos Martins e avistar-se a Torre lá ao longe, a cerca de 8 km. Depois, depois chega finalmente a Nave Mestra.
Nave da Mestra
 
A Nave da Mestra é um covão onde existe um imponente penedo de granito com a forma que lhe dá o nome. Reza a história que o Juiz Dr. Matos, mandou construir ali a sua casa de férias de Verão em 1910. A sua construção foi concretizada pela mão-de-obra vinda de Manteigas em cima de mulas por um caminho que ainda hoje existe, ajudada por macacos hidráulicos utilizados para levantar as gigantes pedras, incluindo aquela que faz de telhado à casa. Esta obra é comprovada pela inscrição que ainda se pode ler na construção principal por cima da porta, “Dr. J.Matos – Barca Hirminius – 1910”. Após a Nave da Mestra segue-se para a charca do Perdigueiro, que se encontrava seca e desce-se até Manteigas, sempre com a magnífica paisagem do Vale Glaciar do Zêzere Vídeo:
 
 

Sem comentários: