domingo, abril 08, 2012

Calçada de Alpajares(a.k.a Calçada do Diabo) e caminhada em Espanha

Dia: 7 de Abril de 2012
Local: Calçada de Alpajares, Freixo de Espada à Cinta
Distância: 7,16 km
Estado do tempo: Alguma chuva
Nível de dificuldade: Moderado(a chuva complicou um pouco)
Desníveis: pouco acentuados
Subida acumulada: 396 metros
Altitude mínima: 401 metros
Altitude máxima: 408 metros
A calçada de Alpajares, também conhecida por Calçada do Diabo, é de origem romana e percorre o sopé de um monte numa extensão de 800 mts inicia-se no Castro de São Paulo e vai até à ribeira de Mosteiro. Ao todo, são 28 curvas num percurso sinuoso feito em pedras de xisto que são travadas em forma de patamar.

Lenda da Calçada de Alpajares ou Calçada do Diabo
Diz a lenda que "em tempos antigos era tudo por este sítios barrancos e precipícios medonhos, um cavaleiro vindo dos lados de Barca d'Alva em noite de tempestade, chegou à margem da Ribeira do Mosteiro que ia de mar a monte. Dada a necessidade impiedosa de atravessar o bravo curso de água, pois tinha a sua amada à espera, suspirou aflito: Valha-me Deus ou o Diabo. Foi Satanás que apareceu ao chamamento e disse: Se me deres a tua alma, antes que o galo preto cante, te darei uma ponte e uma estrada para que possas seguir a tua cavalgada sem perigo. O Cavaleiro aceitou e o infernal pedreiro e seus acólitos atarefaram-se na arrojada construção de uma calçada entre os fraguedos, distribuindo 18 elegantes lancetes em gogos da ribeira, ao som estridentes cantares de Bruxas que no terreiro se reuniram para festejar a conquista de mais uma alma. Eis que canta o galo três vezes quando apenas faltava colocar as duas últimas pedras da ponte. O cavaleiro liberto do seu compromisso prosseguido a sua viagem e o Diabo enraivecido, desapareceu com os seus acólitos através de uma bocarra que se abriu entre os penhascos".

Avaliação: Foi o que esperava, uma subida em curvas a fazer lembrar o Alpe D'Huez do ciclismo. O piso molhado tornou um pouco perigosa a subida e a descida. Deu para ver algumas aves, talvez Grifos !!!


Dia: 7 de Abril de 2012
Local: Fregeneda(Espanha)
Distância: 19,46 km
Estado do tempo: Nublado
Nível de dificuldade: Difícil
Desníveis: irrelevantes
Subida acumulada: 517 metros
Altitude mínima: 505 metros
Altitude máxima: 759 metros
Avaliação: Para esquecer...que azia!?!? O objectivo era fazer a Rota dos Túneis até Barca D'Alva, mas graças a um Português que já tinha feito a caminhada e que até organizava caminhadas fomos na direcção errada por indicação do mesmo. Em vez de nos dirigirmos de regresso a Barca D'Alva fomos em direcção ao interior de Espanha. Só passámos uma ponte e túneis nem vê-los. Estávamos a achar estranho, o facto de eles não aparecerem, mas também o facto de basicamente andarmos num planalto, até que chegámos a Lumbrales e finalmente ficámos com certeza daquilo que já estávamos a pensar faz muito tempo, que o tuga nos enganou no caminho. Em Lumbrales estávamos a 25 km do local onde deveríamos estar, ou seja Barca D'Alva!?!?
Fotos:(começam pelo fim)

Sem comentários: