domingo, setembro 30, 2012

Caminhada das Vindimas(Santar)

Percurso: Caminhada das Vindimas, pelas vinhas do Dão
Local: Santar
Dia: Sábado, 29 de Setembro de 2012
Início: Sábado pelas 16:00
Partida/Chegada: Santar(Largo Visconde de Taveiro)
Distância: cerca de 10,43 km
Nível de dificuldade: Fácil
Circular: Sim
Desníveis: nada de complicado
Subida acumulada: 393 metros
Altitude mínima: 480 metros
Altitude máxima: 377 metros
Sinalização: O percurso não é oficial, como tal não existem marcações
Limpeza do trilho: Excelente
Exposição solar: Alta, embora não tenha sido ontem o caso
Pontos de água: Poucos
Pontos de Interesse: Casa de Santar, Largo da Misericórdia, Igreja da Misericórdia, Vinhas da Casa de Santar, Vistas para Casal Sancho e Santar e ainda para as Serras, Quinta da Fata, Quinta Fazenda Glória, Casa do Soito, Solar e Capela Nossa Senhora da Piedade e Paço dos Cunhas
 
Esta caminhada foi organizada pela APRDÃO, começando no largo da Misericórdia de Santar. Logo aqui podía ver-se a Igreja da Misericórdia datada do Século XVII e mandada edificar por D. Lopo da Cunha. O exterior é composto pelo estilo Barroco(Torre Sineira) e Maneirista(resto do edifício). No interior predominam os estilos Barroco, Maneirista e Rócócó.
Casa de Santar
Do lado direito fica a Casa de Santar, o ex-libris da propriedade, e a sua imagem de marca, é o magnífico Solar do século XVIII, rodeado por belos jardins de buxos.
A caminhada inicia-se em direcção às vinhas da Casa de Santar. Já nas vinhas deslocámo-nos em direcção à ribeira, que se encontrava seca e seguimos viagem até Vilar Seco. Durante esta pequena parte do trajecto tem-se uma vista fabulosa das vinhas, com Santar e Casal Sancho como pano de fundo e ainda mais ao longe as Serras do Caramulo, Arada, São Macário e Montemuro. Um pouco mais à frente já no caminho do rallye, chega-se ao melhor local para se ver Casal Sancho e Santar. Um local simplesmente fabuloso. De um lado podemos ver as localidades e as Serras já citadas e do outro temos a imponente Serra da Estrela.
Vista para Casal Sancho
 Daqui segui-se para a Quinta da Fata. A casa da Quinta da Fata situa-se em Vilar Seco, foi construída no final do Séc. XIX com graníto da região. Para além da produção de vinho é também um local de turismo rural. Aqui tivemos a oportunidade de ver trabalhadores a pisarem as uvas, como se fazia tradicionalmente. Pessoalmente esta foi o único local que do percurso que ainda não conhecia. Terminada a visita seguimos pelo caminho do rallye de regresso a Santra, voltando a passar pela ribeira, embora noutra zona, e seguimos na direcção do Cemitério de Santar.
O próximo destino foi a quinta Fazenda Glória, onde foi proporcionado(a quem assim o entendesse) uma prova de vinhos. Fez-se o regresso pelo caminho do Carvalinho e seguiu-se pelos limites da Casa do Soito em direcção à Sede do S.C. Santar, momumento dos combatentes e Sede da Junta de Freguesia. Daí seguiu-se para entrada da Casa do Soito, com passagem pela Capela da Nossa Senhora da Piedade, mandada construír em 1728.
Casa do Soito(foto do meu arquivo)
Do lado esquerdo podia ver-se a bela entrada da Casa do Soito, com o seu Solar datado do Séc. XVIII, com uma grande quinta anexa. Este palacete tem uma entrada muito bela, pois é constituída por uma escadaria, rodeada por belos jardim( onde se encontram algumas árvores com cerca de três séculos), ladeados de buxos, por uma extensa e bem tratada Quinta. A casa contêm um valioso recheio, do qual destaco o salão de armas, simplesmente magnífico. Suponho eu, que ainda lá estejam!!!
Paço dos Cunhas
Daí seguimos para o Paço dos Cunhas, mandado construir por D. Pedro da Cunha. Após o fim da guerra entre Portugal e Espanha, o Paço das Cunhas foi comprado por Dr. José Caetano Amaral dos Reis, à Junta dos Três Estados. O Paço dos Cunhas era de grandes proporções. Uma vasta construção, de estilo da renascença italiana, datado de 1609, como consta da inscrição que fica sobre a verga do portão da entrada principal. Esta inscrição em pedra que mede cerca de 2,10 metro de comprimento e cerca de 30 cm de altura, diz: “DOM PEDRº DA CVNHA MANDOV. FAZER ESTA OBRA. O ANNO: D:1609.”
No final da caminhada fomos contemplados com um bom lanche junto ao Cruzeiro do Larfo fo Paço.
Foi uma caminhada agradável, que se fosse feita daqui a umas semanas seria simplesmente fabulosa pois as folhas das videiras estariam todas amarelas e vermelhas, dando um colorido fantásticos às vinhas da nossa freguesia.
 
Vídeo com vista para Casal Sancho e Santar


Ver todas as fotos no meu facebook

Ver o percurso no Wikiloc

Sem comentários: